Mostra de Saberes Científicos

A concepção do Letramento e Alfabetização Científica preconiza que os sujeitos alfabetizados cientificamente aprendam como se deve questionar e que o aprendizado se dá principalmente por meio da observação do mundo que os cerca, pelo questionamento e pela investigação. Pesquisas são muito mais do que um exercício pedagógico: são oportunidade de apresentar aos pais e à comunidade o nível de comprometimento dos alunos com seu aprendizado. 

No contexto da Educação Infantil, por meio das provocações e vivências desfrutadas nos campos de experiência e em sua continuidade do percurso de aprendizagem e desenvolvimento ao longo do Ensino Fundamental e Ensino Médio, as aprendizagens do Pesquisador Notre Dame nascerão das perguntas genuínas e do olhar curioso das crianças e dos jovens: De onde vem? Para que serve? Do que é feito? (...) Nesta perspectiva, o trabalho pedagógico relativo às etapas iniciais de sua formação em nossas escolas, terá ênfase nas explorações, experimentações, observações, validando as perguntas dos alunos, estimulando suas construções e testagem de hipóteses, culminando com a apresentação de seus projetos e descobertas junto à comunidade escolar.

Neste propósito, a Mostra de Saberes do Santa ocorre anualmente e representa a culminância do projeto “Pesquisador Notre Dame”, construindo significado para os alunos e sendo enriquecida ano a ano no percurso de aprendizagem no Ensino Fundamental I, chegando ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio com maior sistematização metodológica e colhendo bons frutos posteriormente em sua inserção no universo acadêmico ao ingressar na graduação e fazendo a diferença em sua atuação na sociedade e no mundo do trabalho.

WhatsApp