Pastoral Escolar Notre Dame

A Rede de Educação Notre Dame é uma Instituição de identidade confessional católica, comprometida com uma educação sólida ancorada em valores cristãos. Fundamenta-se no carisma congregacional herdado de Santa Júlia Billiart - Uma profunda experiência da bondade de Deus e do seu amor providente. Através de suas ações pedagógico-pastorais, busca encarnar, partilhar e dar visibilidade a este carisma. 

Assumindo a dimensão pastoral como missão por excelência, as escolas da Rede Notre Dame em pastoral abraçam a proposta da Igreja buscando resgatar as esperanças e promover a dignidade do ser humano por meio das três dimensões: anúncio, serviço e celebração. Com o intuito de responder a estas dimensões, a Pastoral Escolar desenvolve programas, projetos e ações organizadas a partir de 6 eixos:

  1. Cultura Vocacional
  2. Infâncias e juventudes
  3. Identidade
  4. Solidariedade e Sustentabilidade
  5. Liderança
  6. Evangelização e vivência

 A cultura vocacional é fortalecida com vivências que estimulem as pessoas a conhecerem Jesus Cristo e configurarem a sua vida à Dele através do projeto de vida e da opção vocacional.

Programas de formação permanente com colaboradores leigos favorecem a partilha e a experiência do Carisma congregacional. A identidade Notre Dame se fortalece na vida da comunidade escolar e desperta para a vivência da missão ND.

Por fim, a Educação Notre Dame tem como propósito formar líderes para a transformação da sociedade à luz dos princípios educacionais Notre Dame. Este legado carrega em si uma longa tradição de experiências em atenção às necessidades dos tempos. Trata-se de uma herança pedagógica, de mais de 200 anos. Trajetória, esta, que lhe confirma a consistência e a credibilidade para transformar os desafios da educação contemporânea, num contexto de profundas e contínuas mudanças, em oportunidades de inovações para o futuro.

Todas estas ações anunciam a vida e a ação pastoral de Jesus revelado nos Evangelhos. Esta é a referência, a marca, o diferencial da pastoral escolar que se torna o lugar de “pastorear”, expressão do cuidado e da acolhida que são destinados a todos os envolvidos na comunidade educativa escolar.

WhatsApp