24/06/2021 | Educação

Homenagem ao Educador Notre Dame abordou o cuidado pela vida

A Semana Notre Dame 2021 foi uma manifestação de gratidão e reconhecimento aos profissionais que participam da missão ND, um legado recebido de Santa Júlia Billiart, conforme a vice-diretora do Colégio Maria Auxiliadora, Irmã Laudete Zambonin. Na última terça-feira (22), mais de 250 colaboradores da Rede Notre Dame de Educação, participaram da live preparada pela Pastoral Escolar: O educador Notre Dame e o cuidado da vida. O evento, em homenagem ao Dia do Educador ND, teve a participação especial da superiora provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, Irmã Vania Maria Dalla Vecchia e da psicóloga, CEO da Escola da Inteligência e especialista na Teoria da Inteligência Multifocal e em Análise do Comportamento Humano, Camila Cury.

Em tempos como estes, a vulnerabilidade humana se manifesta mais intensamente, segundo Irmã Vania Maria. “Cuidar e proteger a vida é preciso, porque ela se encontra vulnerável e em situação de risco. Cuidar da vida é o que Jesus mais fez e ensinou. Como educadores Notre Dame, agimos à luz da dinâmica do cuidado de Jesus, o bom Mestre, o grande Pedagogo”, resume. Em mensagem aos educadores, Irmã Vânia Maria destacou a parábola bíblica do bom samaritano e a relacionou com o cuidado e a missão educativa. “Na prática de Jesus encontramos a dinâmica do cuidado como aproximação. Jesus aproxima-se, caminha junto, escuta silenciosamente e deixa falar. Como Educador Notre Dame é fundamental aproximar-se, caminhar junto, estar perto dos estudantes, ouvir o que eles têm a nos dizer. É cuidar sob a ótica do amor providente de Deus. Sejamos como os discípulos de Emaús, que possamos ‘cuidar educando e educando para cuidar’”, é a mensagem deixada pela superiora provincial.

A noite fria de 22 de junho foi aquecida com homenagens e momentos de espiritualidade, embalados pela canção do músico Samuel Sodré. Irmã Síntea Maria de Canoas e a professora Paula Jane Pires Vaz, da Escola Madre Júlia, de São Sepé, conduziram o momento de espiritualidade apresentando símbolos que identificam Santa Júlia e seu legado. Representando os Educadores ND, a coordenadora pedagógica do Colégio Santa Teresinha, de Taquara, Márcia Rebechi, ressaltou: “Ser Educador Notre Dame é escolha, é entrega em assumir um compromisso e o desafio de manter viva a missão de Santa Júlia, que nos inspira na busca permanente de formação espiritual e aperfeiçoamento acadêmico.” 

Aos educadores que, muitas vezes, se deparam com situações de dificuldades vivenciadas pelos alunos, Camila aponta que não é nosso papel mudar a realidade, mas que o educador tem a missão de mudar a perspectiva. “Ampliando o desenvolvimento de competências socioemocionais e de como proteger a emoção, colocar-se no lugar do outro. Uma vez que mudamos a perspectiva, mudamos a realidade”, conclui.

Entre outros assuntos relevantes relacionados à saúde emocional abordados por Camila afirma que sempre é possível estabelecer aproximação com o outro. “Não há mentes impenetráveis, há chaves erradas.” Essa conexão é chamada pela psicóloga como construção de pontes. “Não há processo educacional se não tiver pontes, vínculos”, analisa e acrescenta que essas pontes também são fundamentais nos relacionamentos com quem amamos.

A Rede Notre Dame de Educação manifesta seu reconhecimento e gratidão a todos os seus educadores. Entendemos que todos os colaboradores fazem parte da missão educativa Notre Dame, por isso dedicamos o Dia do Educador ND às irmãs, funcionários e professores que se empenham diariamente para a formação integral dos nossos alunos. Deus abençoe a todos e, por intercessão de Santa Júlia, Mãe Espiritual da Congregação, sejam sempre iluminados e protegidos.

WhatsApp